Não é nada agradável remar, remar e não chegar onde se deseja, não é verdade? Se esse for o seu caso (ou conhece alguém que passa por isso), seja paciente, mantenha o bom humor e esteja disposto a mudar a maneira de pensar. Somos humanos e devemos ter em mente que o sucesso exige muito esforço, principalmente na fase inicial do caminho.

Podemos imaginar que logo após a “largada” da corrida para o sucesso existe um forte e longo aclive. Assim é necessário muito preparo e força de vontade. Este aclive vem a testar a nossa resistência, a nossa persistência, a nossa paciência, o nosso desejo, nossa capacidade de decisão em situações adversas, entre outras virtudes que dizemos que temos.

Nem sempre as nossas verdades são suficientemente verdadeiras aos olhos do sucesso. Em outras palavras, devemos estar abertos em ouvir pessoas bem sucedidas e questionar nossas crenças, pensamentos, sentimentos e ações. Estes geram os nossos resultados.

Geralmente quando nos aventuramos em um negócio, podemos nos ver em um mar de dúvidas. O negócio pode até apresentar um alto potencial de crescimento no seu nicho de mercado, mas as causas destas dúvidas podem estar relacionadas às nossas crenças.

Os inimigos internos do sucesso

Mulher no espelho, o reflexo do sucesso.

Quando você acorda pela manhã e se olha no espelho, você pode estar vendo o seu melhor amigo(a). Aquela pessoa positiva, forte, determinada e corajosa.

Também pode acontecer de estar olhando para o(a) seu(sua) maior inimigo(a). Vê uma figura bela, mas na verdade está diante de alguém que desiste fácil dos sonhos, que se autossabota e com crenças limitantes enraizadas em sua mente.

Felizmente, podemos mudar as nossas crenças, nosso “mindset” e assim, reprogramarmos a nossa forma de pensar. Mas para isso, devemos nos conscientizar dos principais erros que cometemos, nos impedindo de ter sucesso e manter a “mente aberta” para mudanças.

A seguir, você descobrirá quais são os principais erros comuns que podem estar impedindo que você tenha o sucesso que merece.

Erro # 1. Falta de objetivo definido

Muita gente não sabe  o que quer da vida. Em alguns casos não possuem objetivos por não acreditarem em si mesmos. A falta de um objetivo principal é um grande empecilho ao sucesso. Afinal, não se pode conquistar uma coisa que não se deseja com forte emoção. Pessoas de sucesso transpiram sucesso. Sabem que é questão de tempo, persistência e trabalho. Para corrigir este problema, você deverá desenvolver uma ambição honesta e saudável, brilho nos olhos, sonhar e vislumbrar em sua mente com riqueza de detalhes o estilo de vida que deseja. Também trace suas metas e faça planejamentos de curto, médio e longo prazo. Coloque tudo no papel. Tenha fé, entusiasmo e acredite na sua capacidade de imaginação, criação e realização.

Erro # 2. Ausência de foco

Temos apenas 24 horas por dia. Não dá para abraçar o mundo de uma vez só. Muitas pessoas são ansiosas demais e querem iniciar vários projetos ao mesmo tempo. Constitui-se aí um grande erro. Quando você inicia um projeto ou empreendimento gerador de renda passiva, deve trabalhar até o ponto em que ele se sustente sozinho e não necessite tanto da sua presença. Só a partir daí é que você deve passar para um segundo projeto, ou seja, quando já tiver colhendo os frutos do primeiro. Pessoas de sucesso geralmente possuem duas ou mais fontes de geração de renda. Geralmente são construídas uma a uma ao longo da vida. Há também quem se distraia com facilidade. Estabeleça prioridades em sua vida e foque continuamente no trabalho. O seu esforço de hoje trará como recompensa uma vida com maior liberdade de escolhas no futuro.

Erro # 3. Falta de persistência

Muitas pessoas simplesmente desistem de seus projetos ao depararem com os primeiros sinais de adversidade. Iniciar um projeto e não mantê-lo é um erro muito comum. Normalmente surgem muitas dúvidas e questionamentos. O que não se pode é insistir nos pequenos erros, mas há sempre como implementar pequenas alterações no seu projeto como um todo. Você deve ser capaz de reconhecer os seus erros, corrigi-los e seguir em frente com seu empreendimento. Implante nele o princípio de que existe uma combinação de ações que resultam em grande sucesso. Teste cada uma delas até encontrar a combinação perfeita. Assim, a persistência experimental é a arma mais poderosa contra o fracasso. Duvida disso? Então pesquise os casos de cientistas que descobriram a cura para diversas doenças.

Erro # 4. Pensamentos negativos

Quem é pessimista só sabe reclamar e por isso, não consegue enxergar oportunidades. Vêem as oportunidades como dificuldades. Além disso, os pessimistas afastam pessoas entusiasmadas e positivas, extinguindo possibilidades de relações produtivas. Se esse é o seu caso, pare imediatamente de reclamar e vigie os seus pensamentos. Lembre-se sempre desse ditado: “Quem tem reclamado, não é aclamado“. Procure manter sempre o entusiasmo. Você é a sua própria solução. Ninguém pode percorrer o seu caminho por você, pois ele é só seu. Você é o criador da sua vida e escreve a sua história. Portanto faça isso com desejo, emoção, fé e entusiasmo. Pessoas bem sucedidas não se deixam abater e criam um cenário de oportunidades.

Erro # 5.  Acreditar que é dono da verdade

Se você acredita que já sabe tudo, que não precisa aprender com alguém que julga menos inteligente do que você e sequer avalia argumentos opostos aos seus princípios e valores, pode estar navegando em direção ao abismo financeiro, na companhia de suas verdades. Tudo deve ser avaliado com bom senso. Ceticismo pode ser interpretado como um sinal de excesso de vaidade, arrogância e intolerância. Pessoas que “lustram” o próprio ego o tempo todo podem ser identificadas com facilidade e vistas como megalomaníacas e indesejadas. Falo mais sobre os Donos da Verdade neste outro artigo.

Erro # 6. Falta de autorresponsabilidade

Você cria desculpas para justificar seu insucesso quando algo dá errado? A culpa da sua falta de sorte é sempre de outra pessoa? Atenção: você é o único responsável pela vida que leva, exceto em raras exceções. O que você crê, acredita, pensa, sente, e permite, cria o seu amanhã. Se você não está satisfeito com os seus resultados, não exite em reconhecer que errou em algum momento. Não responsabilize outras pessoas pelos seus resultados. Às vezes os outros podem agir com má intenção, mas só acontece por que você permite. Pessoas de sucesso admitem quando erram e como o capitão de um navio que decide o destino da embarcação, corrigem o destino das suas vidas e seguem em frente.

Erro # 7. Indecisão

Quem muda de ideia constantemente tende a fracassar mais facilmente. Isso tem a ver com insegurança e falta de persistência. Pessoas bem sucedidas não demoram para tomar decisões, mas fazem isso de forma bem embasada. Quando estas mudam de ideia, fazem devagar. O processo de tomada de decisão é de responsabilidade de cada um. Deve ser isento de influências externas e com observação dos cenários futuros prováveis. Caso você seja uma pessoa indecisa, recomendo a leitura deste um excelente artigo do Clube dos Poupadores que trata de como tomar decisões de forma eficiente.

Erro # 8. Procrastinação

Quem deixa tudo para depois, deixa também o sucesso para depois. O sucesso não tem hora, é hoje, é agora! Se você acha que não possui todas as ferramentas necessárias para obter sucesso, aja com as que possui hoje. Amanhã você possuirá ferramentas melhores. Procrastinação é uma das principais causas do fracasso, pois quem empurra com a barriga, acaba encontrando a falta de disciplina e de persistência.

Erro # 9. Falta de disciplina

A disciplina é resultado do autocontrole. Quem é disciplinado tem o poder de transformar seus pontos fracos em pontos fortes, num estado de auto-vigília constante. Disciplina está relacionada com cumprimento de metas. Se você tem a meta de poupar 20% da sua renda para alcançar a liberdade financeira, comprometa-se com esta meta. Para saber mais sobre liberdade financeira, visite este artigo.

Erro # 10. Desonestidade

Um dia a conta chega. Manter-se em estado de desonestidade é comprometedor para quem deseja sucesso. O caminho do sucesso não é solitário. Em algum momento da trajetória, você fará negócios ou parcerias com outras pessoas que também desejam sucesso. Ninguém deseja realizar negócios com alguém que não preza por valores éticos e morais nos campos financeiro e profissional.

Erro # 11. Gastar mais do que ganha

Não adianta você correr atrás do seu sucesso profissional, enquanto suas finanças estão no piloto automático. Todo esforço será em vão. Finanças sem controle pode resultar em entrar no vermelho ou estourar o limite do cartão de crédito. Pagar a fatura mínima do cartão, nem pensar! Tenha controle absoluto sobre os seus gastos. Faça planilhas do seu orçamento pessoal como recomendo neste artigo e tenha plena certeza de que poupa uma parte dos seus rendimentos. Mantenha a constância de investimentos, pois nosso cérebro funciona à base de repetições. Se você poupar e investir por 3 meses seguidos, serão boas as chances de continuar poupando por toda a vida. Existem bons aplicativos de celular que ajudam você a economizar. O meu preferido é o Guia Bolso, mas você também pode utilizar  outro aplicativo.

Erro # 12. Preguiça

Você deve estar realmente comprometido com o sucesso. Não basta simplesmente querer o sucesso enquanto desperdiça horas na frente da TV. Há uma diferença gigantesca entre querer sucesso e desejar ardentemente o sucesso. Esse desejo ardente envolve emoção.  Quando você tem e desejo ardente de ser bem sucedido, você estará mais apto a um trabalhar em um outro nível: o comprometimento com o sucesso. Quando você se compromete verdadeiramente com o sucesso, não se importando com o número de horas que necessita por dia até alcançá-lo, já não sobra mais espaço para a preguiça. O oposto de preguiça é ação. Desenvolva suas atividades com prazer que tudo ficará mais fácil e habitue-se com o comprometimento diário.

Erro # 13. Relacionamentos tóxicos

Nós somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. Como? Por meio do contágio social. Sabe aquele ditado: “Diga-me com quem tu andas, que direi quem és”? Pura verdade. Nossa vida é afetada pela vida de outras pessoas sem que possamos nos dar conta, principalmente quando o contato é muito próximo. Se você convive com alguém pessimista e que vive reclamando, corre o risco de você virar um reclamão também. Não adianta muito dizer que você não é influenciado pelos outros, porque influências negativas são difíceis de identificar. Sua ação se dá por meio do subconsciente, onde não temos fácil acesso. Se você possui algum relacionamento tóxico onde não seja possível ou mesmo não deseja afastar-se da pessoa negativa, crie estratégias internas de “blindagem emocional”. As pessoas bem sucedidas se protegem destas “toxinas”. As fracassadas, não.  Utilize-se da força de vontade e feche sua mente para influências negativas. Busque a companhia de pessoas que estejam em harmonia com seus propósitos e que o incentivem na busca do sucesso. Existem pessoas maravilhosas que estão trilhando os rumos do sucesso, assim como você, que já iniciou com o pé direito lendo este artigo.

Esses foram os 13 principais erros que levam as pessoas para longe do sucesso. Sem dúvida, existem outros. Qual outro erro você acredita que as as pessoas cometem e que as afastam do sucesso? Participe deixando um comentário abaixo.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com seus amigos, clicando nos botões das redes sociais a seguir.

Grande abraço e até a próxima!

Fábio Moraes

Um artigo sobre Educação Financeira

, , ,

6 comentários

  • Bruno Oliveira de Alcantara 21/07/2016 em 17:01

    Muito bom o texto. Realmente precisamos olhar pra dentro antes de olhar pra fora quando se trata de alcançar um objetivo (sucesso).

  • Fábio Moraes Bruno Oliveira de Alcantara 21/07/2016 em 17:05

    Muito obrigado, Bruno.

  • Cícero Júnior 22/07/2016 em 08:34

    Fábio, Parabéns pelo texto.
    Sucesso.

  • Fábio Moraes Cícero Júnior 22/07/2016 em 14:19

    Que bom que gostou, Cícero. Muito obrigado!

  • Rodrigo Bua 30/08/2016 em 14:31

    Muito bom o artigo! Parabéns!!!

  • Fábio Moraes Rodrigo Bua 30/08/2016 em 20:21

    Fico contente que tenha gostado, Rodrigo. Obrigado.